terça-feira, 29 de maio de 2018

Organizador de “tomataço” contra Gilmar Mendes é denunciado pelo MPF


Criador do movimento, Ricardo Rocchi é acusado de incitação ao crime. Pelo Facebook, ele chegou a oferecer R$ 300 para quem realizasse o ato



Carlos Humberto/ SCO/STF



O criador do movimento “Tomataço”, Ricardo Rocchi, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por injúria e incitação ao crime contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A acusação é do procurador da República Marcos Nagelo Grimone.
A denúncia destaca que Rocchi “em 24 de dezembro de 2017 e 31 de janeiro de 2018, por meio de sua página virtual na rede social Facebook, compartilhou a imagem na qual não só adjetiva o ministros como bandido, mas também oferece a recompensa de R$ 300 para aquele que acertar-lhe a cabeça com tomates”.
A reportagem não conseguiu localizar Rocchi para comentar a denúncia. O acusado foi interrogado e afirmou que “a oferta em dinheiro para quem efetivamente perpetrasse a conduta de acertar o ministro possuía cunho indenizatório em relação aos gastos de transporte para a realização do ato”.
“Afirmou, por fim, o denunciado ser fundador do denominado movimento “tomataço”, cujo intuito é demonstrar o descontentamento em face de decisões judiciais das quais discorda, negando, no entanto, que o movimento tenha como propósito incitar a violência, declarando já ter tentado efetivar seu “tomataço” em desfavor do ministro Gilmar Mendes em outras seis ocasiões, tendo ainda a intenção de continuar encabeçando o supracitado movimento”, diz o relato do depoimento
Para o Ministério Público Federal (MPF) “se de um lado a manifestação do pensamento é livre, por outro também constitucionalmente são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”.
Eventos
O procurador narra, na acusação, que Ricardo Rocchi “já foi em diversos eventos com a participação do ministro do STF Gilmar Mendes, flagrado portando tomates com o nítido intuito de efetivar seu “tomataço”. O movimento diz atuar em defesa da Operação Lava Jato, das Forças Armadas e pela “renúncia de todos os políticos do país”.

Blogueiro at Google
Por Aguiasemrumo: Romulo Sanches de Oliveira
ID da conta: pub-7846944437369039
ID do cliente: ca-pub-7846944437369039

Nenhum comentário:

Postar um comentário