- 16/04/2018

A defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou nota nesta segunda-feira (16) em que cobra o acesso a provas já produzidas nas investigações de supostas irregularidades na delação de executivos do grupo J&F, controlador do frigorífico JBS.
Para esta terça-feira (17), está previsto o julgamento, pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, de denúncia formulada pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra o senador por crimes de corrupção e obstrução de Justiça.
Segundo a defesa do parlamentar, é “imprescindível” que o pedido de acesso a provas seja aceito pelo Supremo Tribunal Federal, “uma vez que esses elementos podem comprovar a ilegalidade de provas e das armadilhas arquitetadas contra o senador com a participação de membros do MPF [Ministério Público Federal]”.
Aécio foi acusado pela PGR em junho do ano passado de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores (leia diálogo entre Aécio Neves e Joesley Batista); e também de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato.
Nota
Leia a íntegra da nota divulgada pela defesa do senador Aécio Neves:
Nota da Defesa do senador Aécio Neves
A defesa do senador Aécio Neves formulou reiterados pedidos desde que a denúncia foi oferecida, requerendo acesso às provas já produzidas em torno das investigações sobre as irregularidades da delação da JBS.
Considerando que se trata de direito constitucionalmente previsto, é imprescindível que o acesso seja deferido antes da votação do recebimento da denúncia, uma vez que esses elementos podem comprovar a ilegalidade de provas e das armadilhas arquitetadas contra o senador com a participação de membros do MPF.
O STF já garantiu que Joesley Batista e Marcelo Miller tenham acesso a vários documentos, não sendo razoável que se aja de forma diversa com o senador.
As graves irregularidades que envolvem a delação da JBS, que levaram ao pedido de rescisão do acordo pela PGR – pedido que aguarda há sete meses para ser pautado – justificam toda a cautela com as provas daí oriundas.
O amplo direito de defesa é garantia dada pela Constituição a todos os brasileiros.
Alberto Zacharias Toron
Advogado
Por Aguiasemrumo:
Romulo Sanches de Oliveira
Questão de Honra à PF
pegar esse bibelô do PSDB. Vamos ver até aonde a justiça é seletiva?
ca-pub-7846944437369039

Nenhum comentário:
Postar um comentário