- 05/02/2018
Um relatório da Polícia Federal (PF) encontrou 12 ligações “aparentemente” entre o presidente Michel Temer e o coronel aposentado João Baptista Lima Filho, entre ABRIL e MAIO de 2017. Lima é AMIGO de TEMER e foi APONTADO na DELAÇÃO da J&F como INTERMEDIÁRIO de PROPINA para o presidente.
O telefone do coronel foi apreendido na OPERAÇÃO PATMOS, baseada na delação da J&F. No dia da operação, policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Lima e no escritório da sua empresa, a ARGEPLAN. O inquérito com as informações sobre seu celular foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro.
As ligações ocorreram entre os dia 20 de abril e 13 de maio — a operação foi deflagrada no dia 18. De acordo com os registros, a ligação mais longa foi de quatro minutos e 45 segundos, enquanto a mais curta foi de sete segundos.
Os investigadores também ressaltaram que LIMA tinha os CONTATOS com o EMPRESÁRIO JOESLEY BATISTA, o ex-assessor presidencial JOSÉ YUNES, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, MOREIRA FRANCO.
“Os dados analisados demonstram João Baptista Lima Filho como sendo um homem com acesso direto ao presidente Temer, a pessoas importantes ligadas ao Governo, bem como a investigados pela Operação Lava-Jato”, diz o relatório.
O coronel Lima é investigado, ao lado de Temer, no inquérito que apura se o presidente teria favorecido a empresa portuária, localizada em Santos (SP), e outras companhias do setor, por meio da publicação de um decreto de 2017.
A PF já intimou várias vezes o coronel desde que a investigação começou, no ano passado, mas ele não compareceu em nenhum dos interrogatórios sob o argumento de que enfrenta problemas de saúde. Em um despacho da semana passada, ele foi intimado mais uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário