segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Suécia propõe que União Europeia proíba carros a gasolina em 2030

24/10/2016 09h43 - Atualizado em 24/10/2016 09h52

Alemanha também avalia vetar motores a combustão no país.
Estudo diz que elétricos serão maioria em cidades ricas até 2030.

Do G1, em São Paulo

Carro elétrico é recarregado nas ruas de Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)Carro elétrico é recarregado nas ruas de Londres (Foto: REUTERS/Neil Hall)
A União Europeia deve considerar a possibilidade de proibir a venda de veículos que utilizem gasolina ou diesel a partir de 2030, propôs no último sábado (22) a ministra sueca do Meio Ambiente, Isabella Lövin, segundo informou a France Press.
A ministra, em entrevista ao jornal Aftonbladet, comemorou uma resolução nesse sentido que foi adotada em setembro passado pelo senado alemão, ainda que sem valor obrigatório.
"É uma proposta verdadeiramente interessante (...) Para concretizá-la só podemos aplicar uma proibição desse tipo a nível de União Europeia" declarou ao jornal.
"Como ministra do Meio Ambiente a única solução que vejo é deixar de lado os veículos com combustíveis fósseis", acrescentou.
O governo sueco, formado por uma coalizão de social-democratas e ecologistas, tem como objetivo conquistar uma matriz energética 100% renovável no país em 2040.
VÍDEO: Como funciona um carro elétrico?
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De acordo com pesquisas recentes, veículos elétricos podem corresponder a dois terços de todos os carros nas ruas até 2030 em cidades ricas como Londres e Cingapura, devido a regulamentações de emissões mais rigorosas, redução nos custos da tecnologia e mais interesse dos consumidores, informou a agência Reuters.
Os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais comuns. Para ajudar a diminuir as prejudiciais emissões de gases do efeito estufa, os governos estão tentando encorajar o seu uso através de subsídios e isenções fiscais e introduzindo zonas de baixas emissões.

"Em cidades densamente povoadas e de alta renda, como Londres e Cingapura... veículos elétricos podem representar até 60 por cento de todos os veículos em operação em 2030, como resultado de zonas de baixa emissão, interesse dos consumidores e economia favorável", disse o relatório.
Os custos da tecnologia também estão caindo rapidamente. O custo de um pacote de baterias de íons de lítio caiu 65% em 2015, para cerca de US$ 350 por kilowatt hora, ante US$ 1.000 dólares/kwh em 2010 e deve ficar abaixo dos US$ 100 dólares/kwh na próxima década, mostrou um relatório do McKinsey & Co e Bloomberg New Energy Finance (BNEF).
No entanto, o crescimento dos veículos elétricos pode ser uma ameaça ao setor automotivo. "O setor automotivo enfrenta um futuro que pode ser fundamentalmente diferente de seu passado e pode precisar considerar uma mudança do uso do modelo de posse dos produtos em direção ao fornecimento de uma variada gama de serviços de transporte", disse o relatório
.

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