segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Alckmin, o grande vencedor

Vitória de João Doria Jr. em primeiro turno na capital paulista assegura a Alckmin a condição de candidato do PSDB a presidente da República em 2018, se continuar a salvo da Operação Lava-Jato

Por: Rosane de Oliveira
02/10/2016 - 21h21min | Atualizada em 02/10/2016 - 22h25min





Alckmin, o grande vencedor MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto: MISTER SHADOW / ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
A eleição de João Dória Jr. em primeiro turno para governar a maior cidade do Brasil consagra o governador de São Paulo,Geraldo Alckmin (PSDB), como o grande vencedor da eleição municipal, pelo critério capacidade de eleger um poste. Esse resultado praticamente assegura a Alckmin a condição de candidato do PSDB a presidente da República em 2018, se continuar a salvo da Operação Lava-Jato.

Alckmin ocupa o lugar que um dia foi do ex-presidente Lula. Relembrando, Lula conseguiu não apenas eleger Dilma Rousseff presidente da República, sem nunca ter disputado eleição, como emprestou seu prestígio Fernando Haddad e fez dele o prefeito de São Paulo em 2012. Neste ano, Lula só coleciona derrotas.
Alckmin dividiu o PSDB quando decidiu apoiar Dória, um candidato que, à distância, parecia fadado ao fracasso. 

No tabuleiro de 2018, Alckmin larga na frente do senador Aécio Neves. Não que Aécio tenha ido mal na eleição municipal. Em Belo Horizonte, o tucano João Leite se classificou para o segundo turno, mas disputar a final na capital mineira, sendo um ídolo do futebol, dá menos prestígio a Aécio do que a vitória  de um empresário sem carisma para Alckmin. O outro tucano aspirante à vaga de candidato a presidente, o ministro das Relações Exteriores,José Serra, foi coadjuvante nesta eleição. 

O PMDB, mesmo elegendo o maior número de prefeitos no país, não tem um troféuque se aproxime da conquista do PSDB em São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário