quarta-feira, 28 de maio de 2014



TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF
Para Aguiasemrumo@yahoo.com.br
Hoje em 1:01 AM

TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF


Posted: 27 May 2014 07:06 PM PDT
POLÍCIA AGE, MAS MANIFESTANTES ENFRENTAM E POLICIAL LEVA FLECHADA

Manifestantes que estavam nas imediações do Estádio Mané Garrincha protestando contra a realização da Copa e a presença da Taça em Brasília, entre eles um grupo enorme de índios e movimentos sociais, foram dispersados pelas tropas de choque da Polícia Militar.

Os manifestantes não estão intimidados com a presença da polícia e armados de pau, pedras e flechas estão enfrentando as barreiras montadas pelos policiais. Como as vias em Brasília são longas e largas existe uma grande dificuldade da contenção dos manifestantes.


Antes na esplanada, um policial ainda não identificado levou uma flechada na perna desferido por um grupo indígena. Seu receio era que a flecha estivesse envenenada, mas o mesmo foi medicado e passa bem.

A organização da Copa, que havia disponibilizado a Taça para apreciação da população, acabaram de suspender a visitação devido aos confrontos entre a polícia e os manifestantes. Cerca de 650 manifestantes foi o calculado pela polícia. O trânsito está completamente interrompido.

Poliglota...




Posted: 27 May 2014 02:30 AM PDT
O Jornal “Folha de São Paulo” de domingo traz uma matéria interessante: “Governo vai tentar barrar na Justiça greve de PM´s na Copa”. Segundo o periódico “com receio de que greves na área de segurança criem problemas internos durante a Copa e arranhem a imagem no exterior, o governo decidiu atacar os movimentos com ações na Justiça Federal e medidas que atingem o bolso dos grevistas.”


A tática do governo esta focada em várias frentes, sendo duas as principais. A primeira delas é que o governo vai entrar com ações judiciais contra as paralisações, medidas que hoje cabe aos Estados, e quer cobrar dos líderes das greves os custos eventuais da Força Nacional para garantir a ordem pública.

Pouca gente sabe que a segurança é a única área na qual a União pode ser obrigada a indenizar a FIFA por danos causados por eventuais distúrbios. A norma, que não cita valores, é prevista na Lei Geral da Copa, acordo internacional aprovado pelo Brasil para a realização do Mundial. Talvez isso justifique a prisão arbitrária de um dos líderes da greve da polícia da Bahia.

Segundo o Jornal Folha de São Paulo, “como a União tem que indenizar a Fifa em caso de prejuízo por distúrbios, logo tem interesse de avocar para si o poder de atuar contra a greve nos Estados”. Além disso, a União decidiu “que irá intervir e não vai deixar só com os municípios e Estados a competência para acionar a Justiça em caso de ameaça de paralisação.”

Recentemente, uma onda de greves de policiais militares afetou Estados como a Bahia e Pernambuco, e a violência explodiu no período com cenas de saques e depredações. Há indicativos de que novas paralisações de policiais militares, civis e até da Polícia Federal ocorram no período da Copa. 



Um fato que agravou a preocupação dos governantes foi que jornalistas estrangeiros demonstraram preocupação com as greves na área de segurança pública em entrevista de ministros do governo envolvidos com a questão. Particularmente, acredito que não estejam errados. Ainda mais sabendo os prejuízos que o governo federal pode ter com possíveis problemas na área de segurança. Seria uma boa hora de pressioná-lo.

Representantes do governo querem que “líderes grevistas e as próprias associações que organizarem eventuais greves devolvam aos cofres públicos todo o dinheiro gasto pelo governo federal caso uma paralisação leve ao emprego da Força Nacional de Segurança para compensar a ausência de policiamento nos Estados.” As despesas como deslocamento, alimentação, diárias, equipamentos utilizados deverão ser ressarcidas por parte dos responsáveis pelo movimento. Segundo o ministro da justiça não irão tolerar “baderna”. Por isso decidiram mexer no bolso do movimento grevista. Vamos ver quem ganhará a quebra de braço. Se a lideranças grevistas ou o governo autoritário que se instalou no Brasil.



Por: Aderivaldo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário