terça-feira, 3 de junho de 2014


TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF
Para Aguiasemrumo@yahoo.com.br
Hoje em 1:53 AM

TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF


Posted: 02 Jun 2014 06:26 PM PDT
Hoje a Polícia Militar, e em especial os combatentes do 9º Batalhão de Polícia Militar do Gama, estão tristes.

Acaba de ir para a reserva remunerada da Polícia Militar do Distrito Federal o Tenente QOPMA Clayton Ivo Ericson, matrícula 09.788/8. O último dia de serviço dele foi hoje, segunda-feira (02/06) no P4 do 9º BPM, onde atuava como Chefe.


Durante esses 30 anos de caserna o Tenente Ericson agregou amizades, construiu uma carreira sólida e chegou ao oficialato por seus próprios méritos. É uma perda para a corporação e principalmente para a sociedade, mas um ganho para a família que terá por muitos e muitos anos a convivência de um nobre que lutou a vida toda por aqueles que sequer conhecia, mesmo com o risco de sua própria vida.

“Pela última vez, nobre combatente, dobre sua farda vincada, pendure seu coturno engraxado, guarde sua espada embainhada e tenha a certeza de que a sua missão foi cumprida. Valho-me das palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: 'Combati o bom combate, concluí a jornada e guardei a fé'. E ainda sobre saída e partida, cito o sociólogo curitibano Jamil Snege que escreveu: 'Já inspecionei a prova, amarrei a carga, desatei a vela. O vento sopra forte e enfuna meu coração de alegria. Agora é contigo senhor. Toma o leme e risca o rumo do meu barco. Não penses que irei por este mar sozinho'. Vai com Deus meu camarada. Muito Obrigado”.

Algumas mensagens dos colegas:

Bença Tio? Sempre que precisar estarei aqui e obrigado pelos ensinamentos e por compartilhar suas experiências do dia a dia, que Deus lhe abençoe sempre. Um profissional e um grande amigo!(Roberto)

“11 anos com esse guerreiro me ensinaram a ser polícia. Obrigado Ericson” (Rafael)

Mais um herói, um verdadeiro guerreiro! Pois um praça que passou por toda essa batalha que é ser policial militar, é sim um verdadeiro herói! E merecedor de todo meu respeito e admiração! E de toda tropa. Parabéns guerreiro! Curta sua aposentadoria que é sim mais do que merecida! São os meus votos e com certeza de todos os praças do 9º BPM”(Francisco Cunha)

“Ericson, um exemplo a ser seguido. Não existe um único praça do 9º BPM que tenha alguma coisa contra o Ericson. Deixa aqui muitos amigos e companheiros. Aqui ainda é sua casa, pois tratava a todos com respeito e dignidade, como se filhos fossem. Grande abraço e que continue na vida civil o exemplo de pessoa que foi na vida militar”(NEVES).

“Esse sim foi dez, exemplo em tudo, como profissional, humildade e sempre esteve ao lado dos praças. Quando precisei me ajudou. Parabéns amigo, vá com a consciência tranqüila que você fez o melhor. Que Deus te ilumine e proteja nessa nova etapa de sua vida. Parabéns Tenente Ericson” (Ailton Miranda)

“Grande Ericson... Deus deu a nós o privilégio de convivermos com você por esses longos 30 anos. Agora que caminha para mais uma etapa de sua missão, quero desejar-lhe as mais sinceras e absolutas felicidades. Os tempos de Bandeirante (3ª Cia do 4º BPM) me fizeram respeitá-lo como profissional e parceiro. Ensinei e aprendi, mas o que guardarei para sempre é a imagem daquele cara que não tinha tempo ruim para nada. Que toda graça do Santo Espírito esteja contigo e seus familiares e saiba que não deixa apenas superiores, pares e subordinados, mas sim amigos, grandes amigos. Felicidades meu amigo” (Poliglota...)

Da redação
Posted: 02 Jun 2014 02:30 AM PDT
ENSAIO GERAL DA EXPLOSÃO ANUNCIADA

No mínimo temerária foi a afirmação da presidente Dilma de que a violência não se repetirá na copa. Além de faltar-lhe uma bola de cristal, sua promessa vai de encontro aos fatos. Em matéria de violência, está acontecendo tudo. Até índios alvejando policiais com arco e flecha em pleno Eixo Monumental de Brasília. Não é necessário alinhar as demonstrações de estar a paz pública em eclipse total, seja através de greves sucessivas, paralisações do tráfego em cidades grandes e pequenas, depredações, vandalismo e invasões. Acima de tudo, porém, a justa indignação da maioria. Basta ler um jornal por dia.

Esse horror seria interrompido no dia da inauguração do certame, por um passe de mágica? Ou as manifestações desta semana exprimem o ensaio geral de uma explosão anunciada?

Ignora-se onde a presidente se baseou para conclusão tão precipitada quanto a feita esta semana junto a empresários. Só se ela pretende renunciar à realização da copa do mundo, hipótese agora impossível. Ou, como alternativa, se mandará as forças armadas cercarem o território nacional dando a ordem de “teje todo mundo preso”.

A dúvida é saber se vivemos um espasmo de revolta social das camadas menos favorecidas ou se, em breve, a indignação atingirá a classe média. Adianta muito pouco sustentar que isso acontece porque os governos Lula e Dilma elevaram o padrão de vida das massas com tal intensidade que despertaram anseios por muito mais, da parte delas. É mentira. Por trás dos protestos pela melhoria nos serviços públicos e das condenações por gastos abusivos na construção de estádios de futebol, estão os protestos diante dos baixos salários, do desemprego, da falta de oportunidades para os jovens que ingressam no mercado de trabalho, da ausência do poder público na correção dos desníveis sociais e, acima de tudo, a certeza de que apenas agindo pela própria iniciativa as comunidades discriminadas conseguirão alterar o sistema que as discrimina.

Ninguém se iluda: estamos vivendo tempos inusitados, dificilmente capazes de retroagir. O velho Antônio Carlos Ribeiro de Andrada aconselhava as elites a fazerem a revolução antes que o povo a fizesse. Até o PT elitizado tentou. Pois agora o povo está fazendo a revolução. A copa do mundo está sendo apenas um pretexto, uma cortina de fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário