País - Eleições 2014
'El País': "Nem Dilma é Lula, nem Aécio é FHC"
Jornal espanhol faz criticas ao discurso polarizado entre os candidatos a presidência do Brasil
O El País chama a atenção para o alto percentual de abstenção de votos, que podem sinalizar um sentimento de mudança da população. O jornal credita isso a capacidade critica maior dos eleitores e que “comprar” votos já não é algo tão fácil. Além disso, é preciso que os dois candidatos entendam que o discurso “dos pobres contra os ricos” está ultrapassado. O Brasil saiu do mapa da pobreza, segundo a ONU e agora é um país de maioria de classe média. Agora, essa nova classe média tem acesso à informação e ao lazer como nunca tiveram antes.
Com isso, segundo o jornal espanhol, o candidato que melhor abordar essa nova classe média, terá grandes chances de vencer. Se por acaso a discussão se tornar uma luta entre classes sociais, melhor se sairá o candidato que melhor souber se dirigir às diferentes classes médias, “porque no Brasil já não há pobres” afirma o artigo.
Mais uma vez a vitória está nas mãos de quem sabe oferecer mais esperança do que medo; mais novidade e modernidade que o conservadorismo ideológico e receitas antigas. O Brasil também tem o direito de querer entrar na era da pós-modernidade, que é sempre mais pragmático do que ideológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário