sexta-feira, 17 de outubro de 2014

HOJE às 12:56
0

Descoberto buraco negro com massa dez mil milhões de vezes maior que a do sol

Uma equipa de astrónomos do México, Reino Unido, Chile e EUA descobriu «o que poderia ser o buraco negro de maior massa no Universo próximo», informou o Instituto de Astrofísica do México.

Este buraco supermassivo está na galáxia Holm 15A, e pode ter uma massa de mais dez mil milhões de vezes maior que a do sol, e inclusive seria comparável com a de toda a nossa galáxia, assinalou a instituição em comunicado.
Os buracos negros «são mais comuns do que achávamos», disse Omar López-Cruz, investigador do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Electrónica (INAOE) e líder do projecto.
Estes objectos, «muito compactos e maciços», produzem-se porque a velocidade de escape é maior que a velocidade da luz o que os torna lugares onde nem a luz pode escapar, explicou.
Cada galáxia «poderia ter um buraco negro no centro. A Via Láctea, por exemplo, pode ter um buraco negro de mais ou menos cinco milhões de massas solares», o que segue as «leis de escalonamento», ou seja, quanto maior é a galáxia, maior será o seu buraco negro correspondente.
A descoberta, que será publicada nos próximos dois meses na revista Astrophysical Journal Letters, tem a sua origem na tese de doutoramento de López-Cruz, através do qual foi descoberta a galáxia Holm 15A, localizada no cúmulo Abell 85.

Nenhum comentário:

Postar um comentário