terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Economia da zona do euro fechou 2014 com fraqueza, mostra PMI

Economia da zona do euro fechou 2014 com fraqueza, mostra PMI

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 07:30 BRST
 
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LONDRES (Reuters) - A economia da zona do euro encerrou 2014 com seu pior trimestre em mais de um ano já que mais cortes de preços falharam em elevar de forma significativa a atividade empresarial, aumentando a pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE), mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
Também de forma preocupante para as autoridades, a pesquisa destacou uma fraqueza contínua na França e na Itália e apenas uma performance cambaleante na Alemanha, maior economia da Europa.
"A fraqueza do PMI em dezembro vai se somar aos pedidos de estímulo mais agressivo do banco central, incluindo 'quantitative easing' de escala total, a ser adotado o mais rápido possível", disse Chris Williamson, economista-chefe do Markit, que compila a pesquisa.
O PMI Composto final de dezembro, com base em pesquisas junto a milhares de empresas na região e considerado bom indicador de crescimento, ficou em 51,4, abaixo da preliminar de 51,7.
Embora tenham superado a mínima de 16 meses de novembro de 51,1 e alcançado ao 18º mês acima da marca de 50 que separa crescimento de contração, Williamson disse que o indicador aponta crescimento do PIB no quarto trimestre de apenas 0,1 por cento.
"A zona do euro vai olhar para 2014 como um ano em que a recessão foi evitada pela mais estreita das margens, mas a fraqueza dos dados da pesquisa sugere que não há garantia de que uma renovada contração não será vista em 2015", disse ele.
Um subíndice do PMI Composto mostrou que as empresas estão cortando os preços há quase três anos. Ele atingiu 48,1 ante 47,6 em novembro.
Isso teve apenas um efeito marginal no PMI sobre o dominante setor de serviços da região, que avançou para 51,6 contra 51,1 em novembro e preliminar de 51,9.
(Por Jonathan Cable)

Mergulhadores ajudam a buscar destroços de avião da AirAsia; não há sinal da caixa-preta

Mergulhadores ajudam a buscar destroços de avião da AirAsia; não há sinal da caixa-preta

terça-feira, 6 de janeiro de 2015 08:11 BRST
 
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Por Fergus Jensen e Cindy Silviana
PANGKALAN BUN/JAKARTA, Indonésia (Reuters) - Equipes de resgate com o apoio de mergulhadores aproveitaram um alívio no tempo ruim nesta terça-feira para tentar localizar os destroços do avião da AirAsia que caiu no mar, mas, nove dias após o acidente, autoridades disseram que ainda não há qualquer sinal da caixa-preta.
A Indonésia acredita ter encontrado a cauda e partes da fuselagem do Airbus A320-200 no fundo do Mar de Java, mas as correntes marítimas fortes, os ventos intensos e grandes ondas tem prejudicado as tentativas de investigar os destroços.
O voo QZ8501 caiu nas águas perto da ilha de Bornéu em 28 de dezembro, cerca de 40 minutos após decolar para um voo de duas horas entre Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, e Cingapura. Não houve sobreviventes entre as 162 pessoas a bordo.
O governo da Indonésia lançou um grande revisão sobre seu setor de aviação desde o acidente, realocando algumas autoridades e reforçando as regras de procedimento pré-voo em um país com um histórico instável de segurança aérea.
"O tempo de hoje está amigável, a equipe pode trabalhar", disse o chefe da agência de busca e resgate da Indonésia, Fransiskus Bambang Soelistyo, em entrevista coletiva em Jacarta.
Soelistyo disse que a operação com a participação de vários países tem dois objetivos: recuperar os corpos e destroços flutuantes em uma área ampla no norte do Mar de Java, e encontrar destroços e a caixa-preta no fundo do mar.

INDICAÇÃO DE INICIATIVA POPULAR

O EVENTO É VIRTUAL E CONTINUA ENQUANTO CAVALOS SÃO ESCRAVIZADOS EM CARROÇAS E CHARRETES!

MANIFESTE SEU APOIO CLICANDO EM COMPARECER!


Carroças de tração humana e animal estão próximas de serem impedidas de circularem na Ilha de Paquetá.

A CF, Artigo 22 c/c Lei Orgânica do RJ e Código Tributário Nacional permitem que o executivo proíba a circulação: 

https://www.facebook.com/.../posts/667742049902557

INDICAÇÃO DE INICIATIVA POPULAR

Com o devido respeito, INDICAMOS, nos termos da Constituição da República, Artigo 14, inciso III c/c Artigo 225, § 1º, inciso VII e da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, Artigo 3º, inciso IV, ao Excelentíssimo Senhor Chefe do Executivo do Município do Rio de Janeiro EDUARDO PAES, que se digne de realizar estudos e a tomada de providências para o fim de se DECRETAR a proibição da circulação de veículos de tração animal nesta Comarca e a consequente substituição por veículos elétricos em parceria da Municipalidade com as associações representativas dos profissionais da reciclagem.

JUSTIFICATIVA

Acompanhamos de perto a solução do projeto de lei nº 368/2005, de autoria do vereador Claudio Cavalcanti, atual Secretário da SEPDA, que culminou com o veto do Prefeito Cesar Maia com suposto fundamento na Constituição Federal, Artigo 22, inciso XI, dentre outras alegações.

Naquela oportunidade, não só os veículos de tração animal teriam sido proibidos no Município, mas também os veículos de tração humana, tão desumanos quanto os primeiros.

O projeto de lei nº 1.033/2007, de autoria do Vereador Paulo Cerri, foi arquivado em vista da aprovação do projeto de lei nº 368/2005, texto de lei que objetivava proibir a utilização de animais em Paquetá, estimulando-se ¨o uso de pequenos veículos movidos a bateria, não poluentes, devidamente autorizados pelos órgãos de fiscalização ambiental, para substituir as charretes tradicionais por anmais e os serviços por elas operados¨.

Pois bem.

A proteção animal reivindica esta substituição por longos anos, sentindo-se frustrada com o veto ao PL nº 368/2005 e com o arquivamento do PL nº 1.033/2007.

Se é certo dizer que a União Federal, exerce a competência estabelecida na Constituição Federal, Artigo 22, inciso XI, também é correto afirmar que o ente federal criou o Código de Trânsito Nacional, autorizando os Municípios a estabelecerem regras específicas em respeito ao trânsito local, em especial sobre veículos de tração humana e animal, autorizando o executivo a regulamentar e a decidir sobre a concessão do referido transporte.

De outro lado, a Carta Maior, Artigo 30, permite que o Município legisle sobre assuntos de interesse local, o que também se mostra harmônico com o seu Artigo 22, inciso XI e com o Código de Trânsito Nacional que estabelece:

Art. 24. Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

(...)

II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

(...)

XVIII – conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal;

(...)

Art. 129. O registro e o licenciamento dos veículos de propulsão humana, dos ciclomotores e dos veículos de tração animal obedecerão à regulamentação estabelecida em legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários.

(...)

Art. 141. O processo de habilitação, as normas relativas à aprendizagem para conduzir veículos automotores e elétricos e à autorização para conduzir ciclomotores serão regulamentados pelo CONTRAN.

§ 1º. A autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal ficará a cargo dos Municípios.

Da análise do Decreto nº 37.457, de 29 de julho de 2013 (CRIANDO GRUPO DE TRABALHO PARA ELABORAÇÃO DE NOVO REGULAMENTO PARA O SERVIÇO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E DE PEQUENAS CARGAS NA ILHA DE PAQUETÁ) e da Resolução SMTR nº 2380 de 08 agosto de 2013(DISPONDO SOBRE A DESIGNAÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS QUE FORMAM A COMISSÃO DE TRABALHO PARA ELABORAÇÃO DE NOVO REGULAMENTO PARA O TRANSPORTE NA ILHA DE PAQUETÁ), tudo indica que o Ilustre Prefeito se direciona à pretendida proibição na Ilha de Paquetá, o que foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, resolução que pode ser estendida ao Município do Rio de Janeiro como um todo.

E o Prefeito Eduardo Paes, ao lado de seu Secretário Claudio Cavalcanti e demais pares integrados no grupo de trabalho entrarão para a história da humanidade, não só do Brasil, pois libertarão não só os cavalos dos veículos de tração animal, mas, também os seres humanos que são tratados como tal, como meras máquinas carregadoras de lixo reciclável!

A Constituição do Município do Rio de Janeiro autoriza o Chefe do Executivo, através dos Artigos 30, incisos I, II e IV, alínea p, Artigo 107, incisos III e IV, tal qual o Código de Trânsito Nacional, Artigo 24, incisos II e XVIII, Artigo 129, Artigo 141, § 1º, a proibir a circulação de veículos de tração humana e animal através de um DECRETO de iniciativa do poder executivo ou resolução dos órgãos e entidades executivos.

Não é demais relembrar que o profissional da reciclagem presta um serviço público à população sem qualquer tipo de remuneração, o que acaba por contrariar a Constituição Federal, Artigos 1º, incisos III e IV, 3º, incisos I a IV, 5º, caput, 6º, 7º, 30, inciso V, 39, 170, 175, 193 e 196.

Em âmbito de coleta de lixo como um todo, a Prefeitura disponibiliza funcionários, veículos e demais ferramentas para a prestação de serviço, o que não ocorre no caso da reciclagem de lixo que é conveniente e incentivada por todos no planeta.

Amplamente divulgado que a Itaipu criou a carroça elétrica, veículo que foi testado e aprovado por profissionais da reciclagem no Rio de Janeiro e que o engenheiro Jason Duani Vargas idealizou o projeto titulado por cavalo lata.

Não discordamos que o catador, carrinheiro ou carroceiro presta um serviço para a população de alta relevância ou interesse público, a reciclagem, profissionais que merecem ser valorizados neste Município, não havendo que se permitir que continuem sendo tratados como ¨veículos de tração humana¨. Isto é um grande absurdo.

Esta atividade, um serviço que é de natureza pública, não está sendo devidamente valorizada no Rio de Janeiro, sendo certo que além dos profissionais executarem os préstimos de forma gratuita à população, a executam de forma medieval, em carroças puxadas por eles próprios ou por animais.

Sabemos que a reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

Como dito, não é incomum nos depararmos com o próprio homem puxando uma carroça com peso acima de suas forças ou por um animal. Ambos exercem uma atividade que, na maioria dos casos, exige uma força maior do que na verdade detêm.

Quase sempre, o homem e o animal transportam excesso de carga, este último sem a utilização de ferraduras, arreios, apresentando desnutrição, feridas causadas por instrumentos sem a devida adaptação, o que lhes causa dor até a morte.

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (art. 225, VI). Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público: Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade (§ 1º, VII),

Além da questão humanitária, os animais representam uma questão de alta relevância, de saúde pública e de meio ambiente.

Ainda em relação ao animal, pois o homem pode optar por não se sujeitar ao peso excessivo, embora acabe se submetendo por necessidade, abusos no trato com os cavalos ocorrem durante a circulação das carroças que são movidas por tração animal neste Município e isto é considerado crime de maus-tratos.

Por ser um crime ambiental, o Executivo está autorizado no Código de Trânsito Nacional a legislar sobre este tema, não podendo fazer olhos moucos à forma medieval e desumana de trabalho dos catadores, carrinheiros e carroceiros, bem como dos animais que são por eles utilizados.

Por ter natureza pública, o poder público deve possibilitar melhores condições de trabalho a estes profissionais, além de coibir o abuso que acabam sendo cometidos contra os animais.

Pretendemos garantir melhor qualidade de vida aos catadores de lixo reciclável, a proteção e respeito aos animais e ao meio ambiente, transformando a sociedade através da utilização de veículos elétricos que podem ser autorizados e substituidos em parceria entre o executivo e associações que representem os profissionais da reciclagem.

As razões expostas justificam plenamente, a nosso ver, o encaminhamento, ao Chefe do Executivo, desta indicação de iniciativa popular, propondo a Sua Excelência que, através de DECRETO, proiba a circulação de veículos de tração humana e animal, não só na Ilha de Paquetá, mas em todo o Município do Rio de Janeiro.

Cordialmente, tendo a plena certeza do acolhimento deste pedido, diante da necessidade de se garantir uma melhor qualidade de vida aos profissionais da reciclagem e a proteção ao meio ambiente, estamos encaminhando ao Prefeito Eduardo Paes esta indicação de iniciativa popular.

Rio de Janeiro, 07 de setembro de 2013.

GRUPO YAHOO EM DEFESA DOS ANIMAIS
http://br.groups.yahoo.com/group/em-defesa-dos-animais/
Elisabete de Mello
Fundadora
OAB-SP 114544.

Colisão deixa mata soldados e deixa feridos no leste da Ucrânia

France Presse
06/01/2015 06h31 - Atualizado em 06/01/2015 06h46

Colisão deixa mata soldados e deixa feridos no leste da Ucrânia

Pelo menos 12 militares morreram e 18 ficaram feridos.
Acidente envolveu ônibus e outros veículos militares perto de Donetsk.

Da France Presse
Doze soldados ucranianos morreram e outros 18 ficaram feridos na noite de segunda-feira (5) em uma colisão entre um ônibus e veículos militares no leste insurgente do país, indicou em um comunicado a Guarda Nacional.
"Em 5 de janeiro, durante uma substituição de voluntários e de soldados da Guarda Nacional ucraniana, vários veículos militares colidiram com um ônibus", indicou o comunicado.
"A colisão foi provocada por más condições meteorológicas (...) Doze soldados morreram e 18 ficaram feridos" e foram hospitalizados na cidade de Artemivsk (região de Donetsk), acrescentou a Guarda Nacional no comunicado.
Uma comissão integrada por investigadores militares, responsáveis pela polícia de tráfego e pela Guarda Nacional iniciou uma investigação no local do acidente, afirmou o comunicado.
Há nove meses, após a perda da península da Crimeia, que se anexou à Rússia, a Ucrânia combate os separatistas russos do leste do país, um conflito que provocou a morte de mais de 4.700 pessoas.

Machete quer menos assimetrias no financiamento aos membros da União Europeia

Machete quer menos assimetrias no financiamento aos membros da União Europeia

LUSA
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, defendeu hoje que a União Europeia deve procurar "suprimir as assimetrias" entre os Estados-membros, nomeadamente no acesso ao financiamento aos países mais afetados pela crise.
"Devem ser envidados todos os esforços que nos permitam suprimir as assimetrias que ainda subsistem, nomeadamente nas condições de acesso ao financiamento aos Estados-membros que foram mais afetados pela crise, uma questão fundamental para o sucesso da construção europeia", considerou o governante, que intervinha na sessão de abertura do seminário diplomático, que reúne hoje e na quarta-feira, em Lisboa, diplomatas e membros do executivo para discutir os principais temas da política externa portuguesa.
No seu discurso, Machete sublinhou que em 2014 terminou o programa de assistência económica e financeira a Portugal, permitindo "a reconquista da autonomia e a recuperação da credibilidade do país junto dos mercados e dos parceiros externos", resultados alcançados graças a "um enorme esforço e capacidade de todos os portugueses".

Lenovo lança flash portátil para iluminar selfies

Lenovo lança flash portátil para iluminar selfies

«Selfie» é uma palavra que irá ouvir em basicamente todas as conferências que apresentarão novos smartphones este ano, mas nenhuma empresa até hoje solucionou um problema antigo deste tipo de foto: em ambientes escuros, a foto normalmente é muito prejudicada por falta de flash. A Lenovo, no entanto, decidiu resolver isso com o Selfie Flash, um novo produto que custa 30 dólares.

O nome completo do aparelho, na verdade, é Lenovo Vibe Xtension Selfie Flash, mas a função é bastante simples. É um flash portátil feito para finalmente conseguir iluminar as suas selfies, já que a maioria das fabricantes até hoje não pensou em colocar um flash nativo na parte da frente do telemóvel.
O gadget liga-se ao smartphone através da entrada para os auriculares e faz a sincronização com qualquer telemóvel Android, mas, nos testes do The Verge, a comunicação não foi perfeita com o Nexus 5, por exemplo, embora tenha funcionado bem com o novo Moto X.
O Selfie Flash consiste em 8 LEDs numa armação metálica redonda. No entanto, não é realmente um flash, e sim uma luz constante que ilumina o seu rosto quando aperta o botão, o que evita o brilho surpresa na cara do utilixzador.
Para quem acha demasiado ridículo a ideia de ter um flash externo exclusivamente para selfies, nada impede que vire o aparelho para utilizá-lo como flash para as fotos com a câmara traseira. Na verdade, funciona melhor que a maioria dos flashes disponíveis nos smartphones presentes no mercado.
Segundo a Lenovo, o Selfie Flash é capaz de emitir luz por até 100 fotos antes de precisar de recarga. A novidade será lançada no segundo trimestre deste ano.

Kátia Abreu prega diálogo, mas diz que não aceitará provocação

05/01/2015 19h06 - Atualizado em 05/01/2015 20h25

Kátia Abreu prega diálogo, mas diz que não aceitará provocação

Nova ministra da Agricultura disse que reforma agrária cabe a outra pasta. 
Para ela, desafio é aumentar classe média rural e desburocratizar setor.

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
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A ministra da Agricultura, Katia Abreu, durante cerimônia de transmissão de cargo do ministro da Fazenda, Joaquim Levy (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)A ministra da Agricultura, Katia Abreu, durante cerimônia de transmissão de cargo do ministro da Fazenda, Joaquim Levy (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)

A nova ministra da Agricultura, Kátia Abreu, cuja nomeação para o cargo foi contestada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e por entidades representativas de trabalhadores rurais, afirmou nesta segunda-feira (5) que buscará o diálogo "com todas as pessoas com espírito público", mas não aceitará "nenhum tipo de provocação".

Após solenidade de transmissão de cargo na sede da pasta, em Brasília, ela foi questionada sobre como lidará o MST. Respondeu que a reforma agrária cabe ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas que não aceitará provocações.

“O Ministério da Agricultura será um ministério do diálogo. Nós estamos prontos para trabalhar e para o bom combate. Nenhuma luta, nenhuma guerra, que venha trazer conflitos, que possa puxar o país para trás, terá a minha participação. Não aceitarei nenhum tipo de provocação, quero conversar com todas as pessoas com espírito público porque fui convocada pela presidente Dilma para servir o país e é isso que vou fazer”, afirmou.
Classe média rural
Durante seu discurso, a nova ministra disse que terá como desafios à frente da pasta recuperar o setor sucroalcooleiro e aumentar a classe média rural, além de aperfeiçoar o sistema de defesa agropecuária para garantir a qualidade dos alimentos produzidos.

Segundo Kátia Abreu, dos mais de 5 milhões de produtores rurais em atividade hoje no Brasil, 70% pertencem às classes D e E, 6% nas classes A e B e 5% na classe C, o que equivale a 800 mil trabalhadores.

“Ela [presidente Dilma Rousseff] me pediu obstinação nesta tarefa. Vamos estabelecer como meta dobrar a classe média rural nos próximos quatro anos”, afirmou a nova ministra. “Serão mais de 800 mil das classes D e E que irão para a classe C”, completou, dizendo ser necessário para isso estender ações de assistência técnica e extensão rural.
Sobre a burocracia no setor, Kátia Abreu disse que vai buscar “programas e projetos inovadores e necessários”. “Vamos priorizar a desburocratização de processos para descomplicar a vida daqueles que mais precisam”, disse. “Todos os programas e projetos terão ação voltada para resultados”.

Crescimento agrícola
Em outro trecho do discurso, a ministra destacou o potencial de crescimento agrícola, citando estudo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que prevê aumento de 60% na produção de alimentos até 2050, quando a população mundial deve chegar a 9 bilhões de pessoas.

“Estou certa de que temos ampla capacidade de produzir mais e exportar mais. Não podemos perder de vista que o Brasil tem recursos naturais abundantes, temos a maior dotação de água doce do planeta, mas isso não significa, por outro lado, que estamos autorizados a utilizá-los indiscriminadamente”, afirmou a ministra.
Antes de Kátia Abreu, seu antecessor, Neri Gueller, discursou em agradecimento à presidente Dilma Rousseff, ao PMDB e aos servidores da pasta pela gestão frente à pasta. Disse deixar o cargo com “dever cumprido”, destacando que o Plano Safra passou de R$ 116 bilhões para R$ 156 bilhões. “Esses recursos destinados ao pequeno, médio e grande produtor”, afirmou.
Ele também comemorou a atual safra de 196 milhões de toneladas e disse haver perspectiva de que a próxima supere 200 milhões de toneladas.