sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Veja 40 motos esperadas para o Brasil em 2015

02/01/2015 06h51 - Atualizado em 02/01/2015 06h51

Veja 40 motos esperadas para o Brasil em 2015

Motos de alta cilindrada serão os destaques da temporada.
Ano terá 13ª edição do Salão Duas Rodas, em outubro.

Rafael MiottoDo G1, em São Paulo
Para 2015, o setor de motocicletas promete uma série de novidades para o Brasil, principalmente para o segmento de alta cilindrada. Em outubro, ocorre a 13ª edição do Salão Duas Rodas, em São Paulo onde a maioria das motos deverão ser expostas. O G1 preparou uma lista com 40 modelos esperados para o país no ano; veja abaixo.
BMW
BMW C650 GT (Foto: Rafael Miotto/G1)
C 650 GT
Com as unidades do C 600 Sport esgotadas em seu 1º ano no Brasil, a BMW prepara a vinda de seu irmão, o C 650 GT, para 2015. Utilizando a mesma base do Sport, com motor de 2 cilindros e 60 cavalos, o GT se diferencia por possuir visual mais elegante e também mais conforto. Sob o banco, o compartimento para bagagens é maior no GT. (LEIA MAIS)

A naked F 800 R foi renovada pela BMW, com destaque para profundas mudanças no visual (Foto: Divulgação)
F 800 R
No Salão de Milão 2014, a BMW renovou a sua naked F 800 R. Abandonando os faróis assimétricos, o modelo ganhou visual mais convencional, em formato de diamante. O motor de 2 cilindros e 798 cc também foi alterado, passando de 87 cavalos para 90 cavalos de potência. Naturalmente, deve chegar ao Brasil para substituir o modelo antigo. (LEIA MAIS)

A naked R 1200 R também recebeu atualização por parte da BMW (Foto: Divulgação)
R 1200 R
A naked mais tradicional da fabricante alemã foi renovada durante o Salão de Colônia 2014 e deve chegar naturalmente ao Brasil, como substituta da R 1200 Classic, que saiu de linha. Além de visual mais moderno, a motocicleta recebeu a nova geração do motor boxer de 1.170 cc da marca, com misto de refrigeração líquida e a ar. (LEIA MAIS)

Em casa, a BMW abriu o Salão de Colônia mostrando renovada S 1000 RR (Foto: Divulgação)
S 1000 RR
Apesar de manter sua identidade visual, a nova S 1000 RR foi declarada como "nova geração" pela BMW. Entre as principais novidades, está o aumento de potência no motor de 4 cilindros, que agora chega a 200 cavalos - 6 a mais que a anterior. O modelos também ficou 4 kg mais leve. (LEIA MAIS)
 

DAFRA
Scooter de entrada
Durante a apresentação do Cityclass 200i, o presidente da Dafra, Creso Franco, revelou que teráum novo scooter de entrada no Brasil, em substituição ao Smart 125, que saiu de linha. Ainda sem revelar dados ou preço, o executivo disse que a novidade deve aparecer no Salão Duas Rodas 2015 (LEIA MAIS).
 
SYM Maxsym 600i (Foto: Rafael Miotto/G1)
Scooter de alta cilindrada
Além de modelo acessível, a marca tambémplaneja lançar no Brasil um scooter de alta cilindrada, de cerca de 600 cc, porém, recusou a revelar detalhes. No entanto, durante o Salão de Milão de 2013, a SYM afirmou aoG1 que pretendia vender no Brasil o Maxsym 600i junto com a Dafra. O modelo é uma versão "bombada" do Maxsym 400i, que chega a 41,2 cavalos de potência (LEIA MAIS). 

DUCATI
Ducati 1299 Panigale S (Foto: Divulgação)
1299 Panigale
A principal esportiva da Ducati ficou mais "bombada", passando de 1199 para 1299. Este aumento na cilindrada do motor rendeu nova potência de 205 cavalos, sobrepondo o antigo modelo em 10 cavalos. Chassi e eletrônica também foram melhorados, afirma a marca. Como a 1199 será descontinuada, a 1299 chegará naturalmente ao Brasil. (LEIA MAIS)

Ducati Diavel (Foto: Divulgação)
Diavel
No início de 2014, a Diavel foi renovada na Europa, sua primeira alteração desde o seu lançamento mundial em 2010. Para 2015, é esperado que o novo modelo chegue ao Brasil também. Na dianteira, o farol redondo ganhou contorno mais elíptico e nova divisão em seu núcleo. Também houve mudança no motor, de 162 cavalos, que mostra força mais cedo e o torque subiu para 13,3 kgfm. (LEIA MAIS)

Ducati Multistrada 1200 S 2015 (Foto: Divulgação)
Multistrada
Mais um modelo da fabricante italiana a se renovar foi a Multistrada, anunciada no Salão de Milão. Visualmente, as alterações deixaram a moto com linhas mais retas, o que a rejuvenesceu. No entanto, a grande novidade é interna: o motor de 2 cilindros recebeu inédito sistema de válvulas variáveis, que permite melhorar a força do motor em todo tipo de uso.(LEIA MAIS)

Monster 821 (Foto: Divulgação)
Monster 821
Com a descontinuação da Monster 796, o modelo será substituído pela nova, e mais moderna Monster 821. Mantendo linhas clássicas, porém, com toques mais contemporâneos, a 821 possui motor de 2 cilindros e 112 cavalos de potência, o mesmo da família Hypermotard. ABS e controle de tração também fazem parte do pacote. (LEIA MAIS)

Ducati Monster 1200 (Foto: Divulgação)
Monster 1200
Moto top de linha da linha Monster, a 1200 traz motor de 1198 cc e 2 cilindros, que é capaz de gerar 135 cavalos de potência e 12 kgfm de torque. Na opção S, o modelo fica mais esportivo, atingindo 145 cavalos. O marca havia anunciado sua chegada ao Brasil ainda para 2014, mas mudanças estratégicas adiaram seu lançamento. (LEIA MAIS)

Ducati Scrambler (Foto: Divulgação)
Scrambler
Nova "menina dos olhos" da Ducati, a Scrambler foi desenvolvida para tentar conquistar um público mais jovem. Com elementos vintage, que rementem a cultura Hipster, a moto será a mais acessível da empresa no Brasil. Ainda sem preço definido, tomará o lugar da Monster 796, da qual herda o motor de 803 cc e 75 cavalos de potência. (LEIA MAIS

HARLEY-DAVIDSON
Harley-Davidson CVO Street Glide (Foto: Rafael Miotto/G1)
CVO Street Glide
Além dos modelos que chegaram ao Brasil no final de 2014, a inédita CVO Street Glide começará a ser vendida no Brasil no início de 2015. Seguindo com a base da Street Glide tradicional, esta moto faz parte da linha CVO - com preparação especial de fábrica - e custará R$ 111 mil. Seu motor é o Twin Cam 110 de 1.800 cc e a moto traz tela sensível ao toque no painel.

Harley-Davidson Street 750 (Foto: Rafael Miotto/G1)
Street 750
Mesmo que as vendas da Street 750 devam começar apenas em 2016, a moto deve ser a principal atração da marca norte-americana no Salão Duas Rodas 2015. O modelo será o mais acessível da marca no Brasil. Com origem indiana, a motocicleta possui motor V2, com refrigeração líquida, que rende 6,01 kgfm de torque. (LEIA MAIS)

INDIAN
Indian Scout (Foto: Divulgação)
Scout
Em fase final para implementar sua operação no Brasil, a Indian, marca do grupo Polaris, terá como principal destaque no país a Scout. O modelo utiliza motor V2 de 1.133 cc, que é capaz de gerar 100 cavalos de potência e trabalha em conjunto com câmbio de 6 marchas. (LEIA MAIS)
 

Indian Chief Classic (Foto: Divulgação)
Chief
Toda a nova linha Chief tem como base o motor Thunder Stroke, um V2 de 1.819 que supera os 15,89 kgfm de torque. Composta por Cheif Classic, Chief Vintage e Chieftain, elas mantém a tradição da centenária marca norte-americana, como é possível ver no para-lama dianteiro.
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HONDA
Honda NC 750 X (Foto: Rafael Miotto/G1)
NC 750X
No Salão de Milão 2013 a linha NC foi atualizada, tendo como principal novidade, a inclusão do motor maior, passando de 669,6 cc para 745 cc, com a potência atingindo 54 cavalos na Europa. Naturalmente, esta evolução deve ser empregada também no Brasil, que conta apenas com a NC 700X, enquanto Europa tem também a versão S e o scooter Integra. (LEIA MAIS)

Honda PCX 150 foi renovado na Europa (Foto: Divulgação)
PCX 150
Líder de vendas do segmento scooter no Brasil, o PCX foi atualizado fora do país em 2014 e deve chegar com estas modificações ao mercado nacional. Além de retoques no visual, com novo farol dianteiro e luzes de LED, o modelo teve seu tanque aumentado, passando de 5,9 litros, para 8 litros de capacidade.
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KAWASAKI
Kawasaki Ninja H2 é esportiva de 4 cilindros e 998 cc, que utiliza compressor (Foto: Divulgação)
Ninja H2
Prometendo uma revolução no segmento das superesportivas, a Kawasaki Ninja H2 foi apresentada no Salão de Milão 2014 com um visual de "ficção científica" e a inserção do uso de compressor no motor. Com 200 cavalos de potência, o modelo também possui apêndices que lembram pequenas "asas" e pintura que utiliza prata. (LEIA MAIS)

Nova Versys 650 foi revelada pela Kawasaki (Foto: Divulgação)
Versys 650
Com uma mudança drástica em seu visual, apresentando dianteira totalmente nova, a Versys 650 foi renovada no Salão de Colônia 2014. Além da estética, a marca afirma ter realizado alterações no chassi e também melhorias no motor de 2 cilindros. Sua potência evoluiu de 64 cv para 69 cv, enquanto o torque máximo foi de 6,2 kgfm, para 6,5  kgfm. (LEIA MAIS)

Kawasaki Versys 1000 (Foto: Divulgação)
Versys 1000
Seguindo o mesmo conceito de alterações empregado em sua "irmã menor", a Versys 1000 também renovada pela Kawasaki. Como já acontecia na versão anterior, o visual ficou bem similar ao da 650, com novo farol duplo na dianteira. O motor subiu de 118 cavalos, para 120 cv, enquanto o torque manteve-se com 10,4 kgfm.
 

Kawasaki Vulcan S (Foto: Divulgação)
Vulcan S
Expandindo sua linha de motos que utilizam como base o motor de 2 cilindros e 649 cc, a Kawasaki criou a custom Vulcan S para acompanhar Versys 650 (aventureira), ER-6n (naked) e Ninja 650 (esportiva). O modelo será a opção de entrada da marca para o segmento das estradeiras e nela o bicilíndrico rende 61 cavalos. (LEIA MAIS)

Kawasaki Z300 (Foto: Divulgação)
Z300
Com o lançamento da Z300 a Europa, a moto também está próxima de chegar ao país. O modelo é uma versão naked - sem carenagens - da esportiva Ninja 300 e ovisual tem forte inspiração na Z800. Seu motor de 2 cilindros gera 39 cavalos de 2,8 kgfm de torque. Apesar de ficar na faixa de 250/300 cc, este modelo deverá ficar um degrau acima de Honda CB 300R e Yamaha Fazer 250.

KTM
KTM 200 Duke (Foto: Rafael Miotto/G1)
200 Duke
Após mais de 2 anos de ausência do mercado brasileiro, a KTM enfim retornou ao Brasil, agora em parceria com a Dafra. Entre os modelos mais aguardados está a 200 Duke, que será a moto mais barata da marca austríaca por aqui. Montada em Manaus, a 200 Duke tem motor de 1 cilindro e chega a 25 cavalos de potência. Seu peso é de 129,5 kg. (LEIA MAIS)
 

KTM 390 Duke (Foto: Rafael Miotto/G1)
390 Duke
Utilizando a mesma base da 200 Duke, a 390 Duke traz motor maior e irá explorar uma faixa de cilindrada pouco ou quase inexistente no Brasil. Com motor de 1 cilindro e 373,2 cc, a KTM 390 Duke atinge 43 cavalos de potência máxima para 139 kg de peso. (LEIA MAIS)


KTM 1190 Adventure 2014 (Foto: Divulgação)
1190 Adventure
Concorrente direta da tradicional BMW R 1200 GS, a KTM 1190 Adventure será nova opção para os brasileiros que procuram uma moto estradeira, mas com características que possibilitam ótimo desempenho na terra. Seu motor é um bicilíndrico de 1.195 cc, que é capaz de gerar 149 cavalos de potência. O modelo traz controle de estabilidade com ABS para curvas. (LEIA MAIS)

KTM 1190 Adventure R (Foto: Divulgação)
1190 Adventure R
Enquanto a 1190 Adventure compete com a BMW R 1200 GS, a 1190 Adventure R será opção para rivalizar com a R 1200 GS Adventure. Com roda de 21 polegadas na dianteira e protetor de motor, o modelo tem ainda mais aptidões para enfrentar trechos off-road. As suspensões também são especiais para melhorar desempenho na terra. (LEIA MAIS)

KTM 1290 Super Duke (Foto: Rafael Miotto/G1)
1290 Superduke R
O nome "Super" não é a toa neste modelo da KTM. Com motor de 2 cilindros e 1.310 cc, a moto tem 182,5 cv de potência e 14,86 kgfm de torque, fazendo de 0 a 200 km/h em 7,2 segundos. Seu peso seco total é de 189 kg e o tanque pode levar até 18 litros de combustível.
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KTM 250 EXC-F (Foto: Divulgação)
250 EXC-F
Apesar de ter expandido consideravelmente sua linha de modelos para a rua, a KTM ainda é mais conhecida por suas motos para esporte na terra. Para o Brasil, está prevista uma lista grande: a 250 EXC-F, inclusive, já começou a ser montada em Manaus pela Dafra. Desenvolvida para a pratica do Enduro, ela tem motor de 1 cilindro e 249,91 cc do tipo 4 tempos. (LEIA MAIS)

KTM 350 EXC-F (Foto: Divulgação)
350 EXC-F
A também endureira KTM 350 EXC-F será uma opção de maior cilindrada, também como motor 4 tempos, mas 349,7 cc. Apesar de menor que as 450, a moto compete com esta classe por ser mais compacta e leve. São apenas 107,2 kg a seco para um tanque de 9 litros de capacidade. Sua montagem em Manaus já começou. (LEIA MAIS)

KTM 300 EXC (Foto: Divulgação)
300 EXC
Mantendo o clássico conjunto baseado em motor 2 tempos, a 300 EXC é uma opção aos mais tradicionais que gostam do desempenho deste tipo de moto. Seu motor é de 1 cilindro e 293,2 cc para um conjunto que pesa 102,1 kg - seu tanque leva até 9,5 litros.
 

KTM RC 390 (Foto: Rafael Miotto/G1)
RC 390
Modelo carenado da 390 Duke, a RC 390 será futura concorrente da Kawasaki Ninja 300 no Brasil. Seu motor de 1 cilindro é capaz de gerar 44 cavalos de potência. De acordo com a Dafra, o modelo será montada em Manaus e as vendas estão previstas para começarem no 2º semestre de 2015. A RC 390 pesa 147 kg sem fluidos e possui tanque de 10 litros.
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MV AGUSTA
MV Agusta Stradale 800 (Foto: Divulgação / EICMA)
Stradale
A Stradale é a nova opção estradeira da MV Agusta, com base na Rivale 800, já vendida no país. Conta com a base do motor de 3 cilindros, que é capaz de gerar 115 cavalos de potência a 11.000 rpm e 8 kgfm de torque a 9.000. Com mudanças ergonômicas, para mais conforto, e 4 litros a mais no tanque a tornam melhor para a estrada. (LEIA MAIS)

MV Agusta Dragster 800 RR foi eleita a 2ª mais bela do Salão de Milão 2014 (Foto: Divulgação / EICMA)
Brutale 800 Dragster
Como o próprio nome indica, este modelo foi criado para ter muita esportividade. Com base na naked Brutale, a Dragster tem velocidade máxima de 245 km/h, graças ao motor de 3 cilindros, 798 cc e 125 cavalos de potência. (LEIA MAIS)
 


SUZUKI
Suzuki GSX-S1000 (Foto: Divulgação)
GSX-S1000
Enfim, a Suzuki resolveu entrar no segmento das naked esportivas e criou a GSX-S1000. A empresa, por meio de sua representante no Brasil, a J. Toledo, confirmou que venderá o modelo no país em 2015. (LEIA MAIS)

 

Suzuki GSX-S1000F (Foto: Divulgação)
GSX-S1000F
Como a GSX-S1000, a GSX-S1000F foi lançada mundialmente no Salão de Colônia 2014 e chega ao Brasil em 2014. Como diferença de sua "irmã" naked, a F traz carenagens a tornando uma autêntica sport-touring. (LEIA MAIS)


 

Estande da marca japonesa exibe também a Bandit 1250 S (Foto: Divulgação)
Bandit 1250S
A tradicional Bandit 1250, em sua versão semi-carenada S, será mais uma novidade da Suzuki para o Brasil. O modelo possui por um pequeno face-lift, que culminou em novo desenho na dainteira. Com carenagens maiores, com aletas, o modelo conta com freios ABS. (LEIA MAIS)

 

Suzuki V-Strom 650XT (Foto: Divulgação)
V-Strom 650 XT
Versão mais aventureira da V-Strom 650, a XT foi confirma para o Brasil em 2015. aventureira da marca japonesa ganhou uma roupagem mais radical, com proposta mais off-road comparada ao modelo tradicional, com o destaque para o novo bico na dianteira. (LEIA MAIS)


TRIUMPH
Triumph Tiger 800 XCx (Foto: Divulgação / EICMA)
Tiger 800 XR
Durante o Salão de Milão de 2014, a britânica Triumph renovou a linha Tiger 800, que recebeu retoques em seu visual. Opção mais destinada ao asfalto, a Tiger 800 passou a se chamar XR e ganhou controle de tração de série. Além disso, terá nova versão top de linha, com piloto automático e mapas de condução, chamada de XRx. (LEIA MAIS)


Triumph Tiger XCx (Foto: Divulgação / EICMA)
Tiger 800 XC
A exemplo do que ocorreu com a 800, a Tiger 800 XC, opção com maiores pretensões off-road, também foi atualizada no visual e passa a contar com controle de tração no pacote. Além disso, também foi apresentada a opção top de linha, a XCx, com mapas de condução e piloto automático. (LEIA MAIS)

YAMAHA
Yamaha YZF-R1 (Foto: Divulgação / EICMA)
YZF-R1
Uma das mais famosas esportivas do mercado, a YZF-R1 teve nova geração apresentada no Salão de Milão pela Yamaha. De acordo com a empresa, a nova geração da R1 possui motor de 4 cilindros e 998 cc é capaz de render 200 cavalos de potência máxima. Isso representa 18 cavalos a mais que a versão antiga da moto, capaz de chegar a 182 cavalos. (LEIA MAIS)

2015 começa com reajuste em serviços como transporte, água e luz

Edição do dia 02/01/2015
02/01/2015 05h09 - Atualizado em 02/01/2015 05h18

2015 começa com reajuste em serviços como transporte, água e luz

Saída é apertar o cerco contra o desperdício.
Fiscalização dos gastos deve começar dentro de casa.

Ana Paula CamposSão Paulo
Ano Novo, contas novas. 2015 começa com reajustes em vários impostos e serviços, como transportes e contas de água e de luz, e tudo precisa caber no orçamento do ano anterior. A saída é apertar o cerco contra o desperdício e a fiscalização dos gastos deve começar dentro de casa.
A família Cerqueira começa o ano afogada em contas. Na casa em São Paulo vivem José, a esposa Valdeí e dois filhos. O aumento de até 8% nas contas de luz e de água já causou uma revolução e José virou o fiscal da água. “O banho não pode passar de seis minutos. Ensaboa, desliga o chuveiro e liga de novo”, diz. Valdeí fiscaliza a luz.
2015 deve ser um ano de aperto no orçamento. É que reajustes como o da energia acabam provocando aumento nos preços de vários produtos, então o momento é de rever gastos e hábitos de consumo.
A comentarista de economia doméstica do Hora 1 Mara Luquet dá as dicas. “Você descobre que têm ralos, são coisas que não fazem diferença se você cortar. É isso que as empresas fazem, é isso que as famílias têm que fazer. Na hora que você faz isso, você descobre que você tem mais dinheiro que imagina e que pode, inclusive, guardar alguma coisa”.
Economizar vai ser preciso mesmo porque várias contas chegam no início do ano, como o IPVA e o IPTU. Quem tem criança em casa, não pode esquecer ainda do material escolar.

Em 2 meses, 9 capitais aumentam preço de ônibus; veja as tarifas

02/01/2015 06h19 - Atualizado em 02/01/2015 06h44

Em 2 meses, 9 capitais aumentam preço de ônibus; veja as tarifas

Reajuste ocorre em 1/3 das capitais entre dezembro e janeiro.
Cinco delas não subiram preço em 2014 e não terão alta neste ano.

Do G1, em São Paulo
TARIFAS PARA JANEIRO DE 2015
Aracaju
R$ 2,70
Belém
R$ 2,40
Belo Horizonte
R$ 3,10
Boa Vista
R$ 2,60
Campo Grande
R$ 3,00
Cuiabá
R$ 2,95 a R$ 3,20
Curitiba
R$ 2,85
Distrito Federal
Até R$ 3,00
Florianópolis
R$ 3,00 a R$ 6,00
Fortaleza
R$ 2,55 a R$ 9,20
Goiânia
R$ 2,80
João Pessoa
R$ 2,35
Macapá
R$ 2,10
Maceió
R$ 2,50
Manaus
R$ 2,75
Natal
R$ 2,35
Palmas
R$ 2,50
 
Porto Alegre
R$ 2,95
Porto Velho
R$ 2,60
Recife
Até R$ 3,45
Rio Branco
R$ 2,90
Rio de Janeiro
Não definido
Salvador
R$ 3,00
São Luís
R$ 2,40
São Paulo
R$ 3,50
Teresina
R$ 2,10
Vitória
R$ 2,40
Entre os meses de dezembro de 2014 e janeiro de 2015, nove capitais brasileiras reajustaram ou vão reajustar as passagens do transporte público rodoviário.
Neste mês, os ônibus de Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Rio Branco (AC) passaram a rodar com novas tarifas. Por sua vez, as prefeituras de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Boa Vista (RR) anunciaram que devem aumentar o preço dos ônibus já no início de 2015.
Cinco capitais (Distrito Federal, Macapá, Porto Velho, Recife e Palmas) não reajustaram os preços em 2014 e afirmam que não o farão em 2015.
Outras oito já aumentaram o valor da passagem ao longo do ano de 2014, e cinco não definiram ainda se haverá ou não aumento no ano que vem, pois aguardam a acordos judiciais e dissídios salariais.
Confira abaixo a previsão de reajustes para as capitais brasileiras:
REAJUSTES PREVISTOS PARA JANEIRO
Boa Vista (RR)
As tarifas do transporte público em Boa Vista vão subir a partir desta sexta (2). A passagem do ônibus coletivo vai passar de R$ 2,60 para R$ 2,80.  Estudantes pagarão R$ 1,40.

Rio de Janeiro (RJ)
A Prefeitura do Rio informou que em janeiro de 2015 a tarifa dos ônibus municipais será reajustada. Ainda de acordo com o órgão, A data ainda não foi definida porque o aumento da tarifa ainda estaria sendo calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o prefeito Eduardo Paes, a medida atende ao contrato com as concessionárias. Em fevereiro, os cariocas pagarão mais caro nas tarifas de barcas e trens. A CCR Barcas está autorizada a praticar a tarifa no valor de R$ 5. A Supervia poderá cobrar R$ 3,30 pela passagem.
Salvador (BA)
A passagem em Salvador vai aumentar para R$ 3,00 a partir do dia 1º de janeiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), o reajuste, de pouco mais de 7%, acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ainda segundo a Semut, a partir do próximo ano, o sistema de transporte público passa a ser operado por três consórcios de empresas, que vão atuar no centro da cidade, Plataforma e orla da capital.
São Paulo (SP)
A Prefeitura da capital paulista informou na sexta-feira (26) que a tarifa de ônibus vai subir de R$ 3,00 para R$ 3,50 a partir de 6 de janeiro. Já as tarifas do bilhete único nas modalidades mensal, semanal e diário (validade de 24 horas) ficarão congeladas. O valor do bilhete único integrado com o Metrô e os trens da CPTM será de R$ 5,45. Estudantes de escolas públicas e universitários do Prouni, Fies e cotistas terão direito ao passe livre. Com os subsídios, o reajuste médio em São Paulo ficou em 7,92%.
REAJUSTES EM DEZEMBRO DESTE ANO
Aracaju (SE)
A tarifa do transporte coletivo foi reajustada em 15% e passou de R$ 2,35 para R$ 2,70. O novo valor, aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 17, entrou em vigor no dia 23 deste mês.
Belo Horizonte (MG)
A tarifa das linhas troncais Move e demais troncais do sistema, perimetrais, diametrais e semiexpressas, que são as mais usadas pela população, passou de R$ 2,85 para R$ 3,10. A passagem de linhas de integração com o metrô teve o mesmo reajuste. O aumento passou a valer nesta segunda (29) na capital. O índice médio do aumento ficou em 8,49%.
Florianópolis (SC)
O valor da tarifa das passagens de ônibus intermunicipais da Grande Florianópolis ficou mais caro desde domingo (28). O reajuste de 6,5% foi aprovado pelo Departamento de Transportes e Terminais (DETER), com aumento médio de R$ 0,20.
Fortaleza (CE)
As passagens de ônibus intermunicipais ficam mais caras na segunda-feira (29). O reajuste de 11,6%  foi solicitado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e aprovado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
Rio Branco (AC)
Na capital do Acre, a prefeitura anunciou o reajuste na passagem de ônibus no início de dezembro. O valor passou de R$ 2,40 para R$ 2,90. Aos que utilizam a bilhetagem eletrônica, é cobrado R$ 2,75. A passagem de R$ 1 cobrada de estudantes não sofreu modificação.
REAJUSTES AO LONGO DO ANO DE 2014
Protesto Belém Manifestação Passagem (Foto: Natália Mello/G1)Protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Belém neste ano (Foto: Natália Mello/G1)
Belém (PA)
Em maio, a tarifa da passagem de ônibus de Belém passou de R$ 2,20 para R$ 2,40. Com o reajuste, o belenense que pega dois ônibus por dia gasta R$ 115,20 durante o mês, o que corresponde a 16% do salário mínimo. Mais cara do que a passagem de Belém está a tarifa de ônibus em Marabá, no sudeste do Pará, que sofreu reajuste de 25% na semana passada. Os cerca de 30 mil usuários do transporte público da cidade passaram a pagar R$ 2,50 na passagem.
Campo Grande (MS)
A tarifa de ônibus do transporte coletivo de Campo Grande passou a custar R$ 3,00 desde o dia 12 de novembro. Inicialmente, a tarifa tinha sido reajustada para R$ 2,99, mas o valor foi arredondado para evitar problemas de troco na recarga e compra de cartões do vale-transport
Curitiba (PR)
Os curitibanos passaram a pagar mais caro pela passagem no dia 11 de novembro. Além da capital, o reajuste incluiu linhas de ônibus de mais 13 municípios vizinhos. O aumento, de R$ 2,70 para R$ 2,85, foi definido em conjunto pela Urbs (Urbanização de Curitiba) e pela Coordenação da Região Metropolitana (Comec). Segundo a Prefeitura de Curitiba, o reajuste foi necessário para diminuir a diferença entre o que os passageiros pagam e o que as empresas efetivamente recebem, a chamada tarifa técnica. A prefeitura informou que, em fevereiro de 2015, a tarifa poderá sofrer um novo reajuste. O motivo é que o contrato assinado com as empresas de ônibus prevê que no segundo mês de cada ano a tarifa técnica seja revista. Entre os itens que podem pressionar um reajuste estão o aumento do salário de motoristas e cobradores e os combustíveis. Conforme a Urbs, ainda não é possível saber de quanto será esse aumento.
Goiânia (GO)
O último reajuste na tarifa na capital de Goiás ocorreu em maio deste ano, quando o valor subiu de R$ 2,70 para R$ 2,80. O valor do aumento foi baseado nos reajustes do óleo diesel, da inflação e do salário dos motoristas. A tarifa não era corrigida desde abril de 2012. Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), não haverá aumento na passagem de ônibus em 2015.
João Pessoa (PB)
Os reajustes em João Pessoa e Campina Grande foram aplicados no mês de julho. Em Campina Grande, a tarifa passou a custar R$ 2,20, e na capital paraibana, R$ 2,35.
Maceió (AL)
O reajuste da tarifa em Maceió passou a valer no dia 1º de março. O valor passou de R$ 2,30 para R$ 2,50 após diversos entraves na Justiça entre a Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT). Como não houve acordo, o Tribunal de Justiça determinou o aumento de R$ 0,20. A Prefeitura de Maceió entrou com um recurso para derrubar a decisão, mas teve o pedido negado em setembro pelo Pleno do TJ-AL.
Natal (RN)
A tarifa de ônibus de Natal sofreu reajuste em julho deste ano e passou a valer R$ 2,35. O aumento de R$ 0,15 foi homologado pelo prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e entrou em vigor no dia 27 de julho de 2014. No ano anterior, o prefeito chegou a reajustar a passagem de R$ 2,20 para R$ 2,40 no mês de maio, mas o aumento foi revogado em junho após uma série de protestos na capital potiguar.
São Luís (MA)
Em São Luís, a passagem de ônibus teve aumento no mês de junho, após 16 dias de greve dos rodoviários. O valor subiu de R$ 2,10 para R$ 2,40. Em maio, o secretário municipal de Trânsito e Transporte de São Luís, Canindé Barros, havia descartado um possível aumento na capital maranhense. A Justiça determinou, ainda, o reajuste salarial de 7,8%, além do vale-alimentação, em 9,6% da categoria. A chamada "Domingueira", desconto de 50% no valor das tarifas aos domingos, deixou de existir.
SEM REAJUSTE EM 2014 E 2015
Distrito Federal
O governo do Distrito Federal afirmou que não vai reajustar o preço da tarifa de ônibus. De acordo com a Secretaria de Transportes, o assunto nem chegará a entrar em discussão. A última mudança ocorreu em 2009, quando o custo do transporte coletivo aumentou 2,3% e saltou para R$ 1,50, R$ 2 e R$ 3, dependendo do ônibus e do trajeto.
Macapá (AP)
O Amapá está há três anos sem reajuste nas tarifas de ônibus e, segundo a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), não haverá aumento em 2015. Desde 2005, todos os reajustes foram por determinação judicial. No dia 6 de julho de 2008, o Sindicato das Empresas de Ônibus do estado conseguiu aumento para uma tarifa de R$ 1,95. O valor foi mantido até outubro de 2010, quando, após decisão judicial e decreto do então prefeito de Macapá, Roberto Góes, o Setap foi obrigado a reduzir o preço para R$ 1,90. No dia 11 de agosto de 2011, também por decisão judicial, o valor foi reajustado para R$ 2,30. Em julho de 2013, após a prefeitura de Macapá desonerar impostos, o valor foi reajustado para R$ 2,10, e permanece o mesmo atualmente.
Porto Velho (RO)
Não houve aumento na tarifa de ônibus no ano de 2014, e a prefeitura informou que não há previsão para que ocorra reajuste e o valor de R$ 2,60 deve permanecer em 2015.
Recife (PE)
O transporte público no Recife mantém o mesmo preço desde 2012. Em janeiro de 2013, houve um reajuste de tarifa, cancelado em junho do mesmo ano pelo então governador Eduardo Campos. Os valores cobrados atualmente são R$ 2,25 (anel A), R$ 3,45 (anel B), R$ 2,75 (anel D) e R$ 1,50 (anel G). A gestão do transporte coletivo na Região Metropolitana é feita pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, órgão estadual, que informou não ter previsão para aumento de tarifa.
Palmas (TO)
Segundo a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte, ainda não há reajuste previsto para a tarifa do transporte público em 2015. Na capital, o preço da passagem continua em R$ 2,50 por tempo indeterminado. A prefeitura conseguiu segurar esse valor após a desoneração do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida evitou que a tarifa fosse reajustada para R$ 2,80.
REAJUSTE INDEFINIDO
Cuiabá (MT)
A comissão técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana analisa o pedido de reajuste da tarifa do transporte coletivo feito pelas empresas de ônibus, que querem aumentar a passagem de R$ 2,80 para um valor entre R$ 2,95 e R$ 3,20, a partir de janeiro de 2015. A planilha de custo deverá ser encaminhada ainda ao Conselho Municipal de Transporte, que definirá o valor a ser reajustado e, posteriormente, ao prefeito da capital para ser sancionada.
Manaus (AM)
Ao G1, o prefeito Artur Neto declarou que ainda não sabe se haverá reajuste em 2015. "O combustível foi aumentado seguidas vezes. Os custos são crescentes. A presidenta Dilma teria que repassar para as prefeituras a arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), mas não passou. Seria para segurar a tarifa. Pedimos desoneração da cadeia produtiva dos ônibus para baixar os custos do sistema e facilitar a renovação da frota sem impactar na tarifa", disse. Ele afirmou que Manaus pratica a mesma tarifa há quatro anos, em R$ 2,75. "Eu conversei com o governador José Melo e nossas equipes técnicas irão estudar o que se pode fazer nesse sentido. Se a gente não conseguir nenhuma saída ficará inevitável em algum momento. Não tenho um real na conta de recursos federais para trabalhar mobilidade urbana", disse Neto.
Porto Alegre (RS)
O reajuste na tarifa do transporte público de Porto Alegre fica indefinido até a definição do dissídio dos rodoviários em fevereiro, segundo o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari. Só então o tema entrará em discussão. A atual tarifa é de R$ 2,95 para ônibus e R$ 4,40 para lotações. A licitação lançada pela prefeitura prevê aumento para R$ 3,05, mas as empresas do transporte público defendem reajuste para R$ 3,15. A alta no preço dos combustíveis também influencia o cálculo.
Teresina (PI)
Na capital do Piauí, a prefeitura não descarta o reajuste na tarifa de R$ 2,10. A partir de 2015, o transporte coletivo da capital passará a funcionar em um novo formato e o serviço será realizado por novas empresas que ganharam a licitação, com ônibus novos, terminais para integração das linhas e veículos monitorados por GPS. O prefeito Firmino Filho aguarda o sistema entrar em vigor para análise das planilhas. De acordo com a prefeitura, mesmo com aumento do combustível e da manutenção dos veículos, a tarifa de R$ 2,10 não sofre reajuste há três anos.
Vitória (ES)
No Espírito Santo, há ônibus que circulam apenas pela capital e os que circulam por toda a Grande Vitória, os do sistema Transcol. Ainda não há previsão de reajuste na passagem dos ônibus municipais de Vitória, que atualmente custa R$ 2,40. Os ônibus Transcol, que circulam pela Grande Vitória, também não têm previsão de reajuste. Neste ano, pelo contrário, o preço da passagem caiu R$ 0,05 em agosto, de R$ 2,50 para R$ 2,45. Nos domingos e feriados, a passagem custa R$ 2,15