São Paulo - O Google lança nesta segunda-feira (17) no Brasil o seu serviço de transmissão de músicas pela internet.
Intitulado Google Play Music, o serviço oferecerá acesso a 30 milhões de músicas.
Além disso, os usuários podem guardar 20 mil músicas em uma pasta virtual, independentemente dos tamanhos de cada arquivo.
Os usuários interessados que se inscreverem para utilizar o serviço de hoje até o dia 7 de janeiro de 2015 terão um período gratuito de testes de 60 dias.
Após esse prazo, caso decidam continuar com a assinatura, será cobrada uma mensalidade de 12,90 reais. Quem se inscrever após essa data promocional, o preço mensal será de 14,90 reais com 30 dias de teste gratuito.
Com um plano de assinatura será possível acessar sua conta em até 4 dispositivos diferentes.
Para donos de smartphones da marca Samsung comprados em outubro, o Google Play Music já havia chegado de forma gratuita até 31 de janeiro.
Quem já possuía um gadget da fabricante também ganhou um período gratuito do serviço de streaming que é válido entre 1 de novembro e 1 de fevereiro de 2015. Após esse período valerá a mensalidade vigente no mês.
O acervo musical do Play Music é tão denso quanto o dos concorrentes Spotify, Rdio e Deezer.
Há, por exemplo, músicas de artistas nacionais como Criolo, Paralamas do Sucesso, Arlindo Cruz, Bruno e Marrone e Michel Teló, assim como faixas de cantores internacionais, como Beatles, Metallica, Nicki Minaj e Michael Jackson.
Recentemente, o aplicativo do serviço ultrapassou a marca de 500 milhões de downloads.
Os artistas independentes ou gravadoras ficam com 70% dos lucros gerados pelas reproduções de músicas no Play Music enquanto o Google fica com os 30% restantes.
O desafio de serviços de streaming no Brasil ainda é tornarem-se conhecidos pela população.
Dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time, que realizou entrevistas com 1484 internautas, indicam que metade dos brasileiros ainda não conhece aplicativos de transmissão de música via internet.
Funcionalidades - O serviço de assinatura terá uma equipe local focada exclusivamente em montar listas para o público nacional, indicando desde os principais hits até bandas e músicas novas que pareçam com o perfil do usuário.
As recomendações também serão baseadas no histórico online do usuário: músicas ouvidas no YouTube, as últimas canções compradas e as músicas que você pesquisa enquanto está conectado a sua conta de Gmail, por exemplo.
Também será possível adquirir faixas individuais ou álbuns inteiros na loja. Uma música custa, em média, 2 reais, e um álbum completo sai por 20 reais na média.
Para usar o serviço basta acessar “play.google.com/music” e seguir as instruções. É necessário ter uma conta cadastrada na Google Play e informar um número de um cartão de crédito, que pode ser nacional, para poder testar o serviço