O motor 1.0 Turbo vai voltar ao cenário nacional após pouco mais de uma década de ausência. Três fabricantes deverão ser atendidos pelos fornecedores de turbinas, injetores, coletores e outros componentes que fazem parte do conjunto propulsor deste tipo.
Com o advento do motor turbo flex, a partir de 2015, Fiat, Ford e Volkswagen começarão a equipar alguns de seus carros com propulsores de três cilindros 1.0 com turbocompressor e injeção direta de combustível, segundo o site Automotive Business.
A Fiat está desenvolvendo um propulsor de três cilindros que poderá ter turbo. Os motores E.torQ, por exemplo, já nasceram com a opção de turbo, mas a ênfase inicial será no 1.0. Isso porque o IPI que incide sobre o veículo 1.0 é quase a metade daquele de um motor 1.6 ou 1.8, por exemplo. O bloco será fabricado pela Teksid, divisão de fundição do grupo italiano.
A Ford começará a ensaiar a chegada do 1.0 EcoBoost, provavelmente flex. O propulsor pode alcançar até 130 cv, substituindo assim o atual Sigma 1.6 Ti-VCT. Rumores dizem que o EcoSport poderá estrear o propulsor.
Por fim, a Volkswagen deverá lançar seu 1.0 TSI baseado no 1.0 EA211. Ele poderá entregar até 120 cv e a produção deverá começar já no segundo semestre de 2015. A ênfase não será sobrealimentar o up!, mas os modelos maiores e mais caros. Gol, Voyage, Saveiro, Fox e até mesmo o Novo Golf, poderão ser beneficiados.
As propostas de motor 1.0 Turbo deverão começar a surgir de fato em 2016, quando as montadoras serão obrigadas a divulgar seus resultados de economia, pois o prazo final é 2017. A tendência de uso de motor 1.0 turbinado deverá ser inicialmente os modelos mais caros, que poderão absorver o custo maior da tecnologia, embora em troca recolherão a menor alíquota de IPI.
1.0 Turbo de 140 cv
Outros fabricantes também dispõe de motores ou propostas para 1.0 Turbo. Um deles é a Honda. A marca nipônica está desenvolvendo uma família de motores turbinados, sendo um 1.0 de 140 cv, um 1.5 com 200 cv e um poderoso 2.0 de 300 cv, este último reservado para o Civic Type R. O 1.0 terá 15% mais potência e será 20% mais eficiente que o 1.5 i-VTEC atual. Ele vai trabalhar com câmbio de dupla embreagem com 8 marchas.
A PSA possui o Pure Tech 1.2 e o 1.2 THP, ambos de três cilindros, mas uma adaptação do segundo para 1.0, poderá beneficiar os produtos da Peugeot-Citroën. A Chery também quer apostar em motor 1.0 Turbo, assim como a Hyundai-Kia já mostrou um 1.0 T-GDi na Coréia do Sul.
A Renault-Nissan dispõe do 0.9 TCe na Europa, mas um desenvolvimento local poderia criar um 1.0 TCe para os dois fabricantes. A GM não fala nada, mas lá fora a Opel já usa um Ecotec 1.0 Turbo de 115 cv, que bem poderia ser usado aqui no lugar dos vetustos 1.4 e 1.8.